Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de março de 2011

Un4ativ4.3-Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo

UNIDADE 4 - ATIVIDADE 4.3:

PROJETOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

CURSISTA OU GRUPO: Tereza Cristina Bolzon

TURMA: 1007 – NTERJ10

TUTOR: Júnia Ramalho

DATA DA POSTAGEM: 13/12/2010

1- Título da Atividade :

Mostra de talentos

2- Tema:

Revelando talentos

3- Nome da escola em que será desenvolvida

CIEP Brizolão 372 – Paulo Leminsky

4- Público alvo

Ensino Fundamental e Médio, modalidade Regular e EJA.

5- Contextualização

A Mostra é um símbolo de cultura e informação. Sentimos a importância de incentivar a arte para o desenvolvimento pessoal, profissional e social de nossos alunos. Valorizando as manifestações artísticas de nossos professores e alunos, pretendemos resgatar os valores sociais e formar assim um cidadão melhor.

O projeto visa a revelação de talentos nas mais diversas áreas. É uma oportunidade dos alunos mostrarem seu potencial, revelarem seu(s) talento(s) e serve de vitrine para possíveis oportunidades de trabalho. A escolha do tema foi motivada pela descoberta de talentos em nosso alunado e pelo interesse dos mesmos em revelá-los.

É um trabalho que desperta o interesse do aluno pois eles, na sua maioria, gostam de revelar seu potencial.

Através da mostra revelamos talentos, despertamos o interesse, motivamos e oferecemos aos nossos alunos oportunidade de mostrar qualidades, talentos natos ou adquiridos em diversas áreas, o que torna o projeto interdisciplinar, envolvendo as disciplinas Educação Física; Artes, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira – Inglês.

O projeto conta, também, com a apresentação de professores que revelam talentos nas áreas de música e dança.

6- Objetivos de aprendizagem

*Identificar as etapas de um projeto de pesquisa;

*Discutir e analisar dados para elaboração de um projeto;

*Identificar e revelar talentos e potencial;

*Organizar uma apresentação;

*Respeitar suas limitações e as alheias;

*Reconhecer seu potencial criativo;

*Colaborar mutuamente, respeitar, admirar e reconhecer o potencial dos colegas;

*Integração entre alunos, professores e funcionários;

*Propiciar um espaço para manifestações artísticas dentro do contexto de democratização de fazer arte;

*Proporcionar aos alunos a oportunidade de, através do seu talento, entrar no mercado de trabalho.

7- Componentes curriculares

Educação Física: dança e expressão corporal visando futuro profissional.

Artes: desenhos, esculturas, pinturas, teatro, música, como meio de vida, de sobrevivência a nível profissional.

Língua Portuguesa: pesquisa, produção de textos, letras musicais de autoria dos alunos, associados aos conteúdos gramaticais, ao desenvolvimento da criatividade, a elaboração de textos e a organização do raciocínio na composição dos mesmos.

Língua Estrangeira – Inglês: leitura e interpretação de letras de músicas internacionais objetivando a ampliação dos conhecimentos da língua estrangeira, o uso correto da gramática através da produção de textos e a conversação (a pronúncia das palavras em inglês e a facilidade de comunicação), em busca de um futuro profissional, seja na música, na área educacional, no mercado de informática ou quem sabe numa grande empresa.

Em relação a todas as disciplinas envolvidas, é trabalhada a auto-confiança, o espírito de colaboração, o respeito pelo outro, a admiração, o reconhecimento do potencial e a possibilidade do uso do(s) mesmo(s) como profissão.

Todas as disciplinas envolvidas no projeto visam a busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, utilizando o talento e o potencial de nossos alunos.

8- Metodologia (atividades, estratégias e recursos da aula)

1-Pesquisa entre os alunos para descoberta de talentos;

2-Discutir, analisar e selecionar os dados coletados;

3-Revelar os talentos descobertos;

4-Organizar encontros para elaboração do conteúdo a ser apresentado na mostra;

5-Identificar os conteúdos do currículo escolar utilizados na pesquisa e elaboração do seu trabalho;

6-Relacionar seu trabalho ao conteúdo do currículo escolar e a contribuição do mesmo a nível profissional;

7-Ensaiar e preparar o material para o evento;

8-Organizar a apresentação do evento denominado “Mostra de Talentos”;

9-Apresentar ao público os trabalhos preparados.

9- Tecnologias utilizadas

1-Computador: internet para pesquisa; editor de textos; software de som para baixar músicas e gravar CD.

2-Aparelho de som.

3-Máquina fotográfica e celular (fotos e vídeos).

4-Instrumentos musicais: violão, guitarra, bateria, pandeiro.

5-Blog (divulgação, exposição de fotos e vídeos do evento).

10- Duração das atividades do projeto

Duas aulas de 50 minutos para elaboração do projeto mais as horas necessárias para preparação e apresentação da mostra.

11-Conhecimentos prévios necessários

Conhecer as etapas de um projeto de pesquisa e o material necessário para elaboração do mesmo.

Identificar talentos.

12-Avaliação

Através do resultado da execução e da repercussão do evento será feita uma avaliação dos resultados alcançados sobre os objetivos propostos e uma análise sobre o que foi apresentado e o resultado dessa apresentação.

Serão propostos questionamentos tais como:

O que você achou da nossa mostra de talentos?

O que mais gostou?

O que poderia ter ficado melhor, ou sido diferente?

O que pode ser diferente em uma próxima mostra?

Qual a sua avaliação dos resultados?

De que forma você acha que a mostra de talentos pode contribuir com seu futuro profissional?

A nível de conteúdo curricular, o que a mostra acrescentou?

13-Socialização da produção

Através do evento intitulado “Mostra de Talentos” aberta aos alunos e funcionários da U.E., e convidados a ser realizada no Teatro Municipal Mário Lagos em Saquarema nos dias 24 e 25 de novembro de 2010.

14-Referências

WWW.portaldoprofessor.mec.br

WWW.wikipedia.com.br

WWW.shared.com.br

http://crisinfoeducativa.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário