UNIDADE 2 - ATIVIDADE 2.3 A:
PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO
CURSISTA OU GRUPO: Tereza Cristina Bolzon
TURMA: 1007 – NTERJ10
TUTOR: Júnia Ramalho
DATA DA POSTAGEM: 29/09/2010
1- Título da Atividade
Diversidades culturais da dança
2- Tema
Atividades rítmicas e expressivas
3- Nome da escola em que será desenvolvida
CIEP Brizolão 372 – Paulo Leminsky
4- Público alvo
Ensino Fundamental final Regular (6º ano)
5- Contextualização
A dança está diretamente relacionada a cultura de um povo, através dela pretendo levar aos alunos a diversidade cultural do nosso país através da dança. Levar o aluno a refletir sobre: Para que serve a dança? Quais os objetivos da cada tipo de dança apresentado? Quais os ritmos musicais mais comuns em nosso país?
Debater com a turma a questão da dança como forma de expressão cultural de um povo.
A aula estará inserida no Projeto “A cultura brasileira” que envolverá diversas outras disciplinas.
6- Objetivos
Identificar as danças pertencentes a cultura brasileira e vivenciá-las através da prática como meio de expressão corporal.
7- Metodologia (desenvolvimento)
Atividade 1 – Detectando os objetivos da dança
Exibir vídeos de diferentes tipos de dança: religiosas, indígenas e festivas, como forma de exprimir através da dança sentimentos e desejos.
Questionar aos alunos: Para que serve a dança?
Debater com a turma os objetivos da dança nos vídeos:
a- a dança indígena para evocar a natureza (dança da chuva, do Sol, ...)
b- a dança religiosa (para agradar e evocar os deuses)
c- as danças festivas (como manifestação de alegria).
Vídeos:
Danças indígenas:
http://www.youtube.com/watch?v=grw5eMQGz84
http://www.youtube.com/watch?v=fjvkltqA7HU&feature=fvw
Danças religiosas:
http://www.youtube.com/watch?v=vyWDY_ey_K4
Danças festivas:
http://www.youtube.com/watch?v=LJFafr_rLFxc
Atividade 2 – Identificando os ritmos nacionais
Os alunos ouvirão, aleatoriamente, sons de diversos ritmos musicais nacionais como forró, samba, frevo, axé, sertanejo e quadrilha, e ritmos estrangeiros como country, rap, tango e salsa, identificando-os.
Deixar que os alunos dancem livremente. Ao final de cada música a turma deverá dizer se ritmo/música é comum em nosso país.
Atividade 3 – Reconhecendo os ritmos nacionais
Relatar através de um breve histórico de cada ritmo brasileiro citado na atividade anterior, o que estes exprimem, debatendo com a turma a questão da dança como forma de expressão da cultura de um povo.
Históricos:
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/forro.htm
http://www.suapesquisa.com/samba/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo http://pt.wikipedia.org/wiki/Ax%C3%A9_%28g%C3%AAneromusical%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_sertaneja
Atividade 4 – Vivenciando danças nacionais
Vivenciar as danças relacionadas anteriormente, relacionando os movimentos marcantes com seu histórico.
Sugestões:
Forró – “festa bagunça”: dança com movimentação marcante dos pés que são arrastados pelo chão.
Samba-carnaval - quebrado intenso de quadris sincronizado com a movimentação dos pés, herança da contribuição da cultura africana.
Frevo – mistura de dança e capoeira; ritmo acelerado pernambucano, com movimentação forte trazida pela simulação de golpes da capoeira.
Axé – saudação, alegria: grande movimentação dos braços, que são jogados para o alto, simulando uma saudação
Tecnologias e mídias utilizadas
Aparelho de som, CD, TV, DVD e computador (internet).
8- Tempo
3 aulas de 50 minutos.
10- Conhecimentos prévios necessários
Relação entre ritmo e movimento e, dança e cultura.
11-Avaliação
Através de sorteio, cada aluno deverá dançar um ritmo nacional, não divulgado, para que a turma adivinhe que ritmo é. Dessa forma todos terão oportunidade de dançar e demonstrar seus conhecimentos adquiridos durante as atividades.
12-Socialização da produção
Na culminância do Projeto a turma deverá fazer duas apresentações de dança;
De dois dos ritmos vivenciados durante as atividades.
13-Referências
http://portaldoprofessor.mec.gov.br (Sites de busca, Cultura, Portais do MEC, TV escola)
http://www.youtube.com/watch?v=grw5eMQGz84
http://www.youtube.com/watch?v=fjvkltqA7HU&feature=fvw
http://www.youtube.com/watch?v=vyWDY_ey_K4
http://www.youtube.com/watch?v=LJFafr_rLFxc
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/forro.htm
http://www.suapesquisa.com/samba/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo http://pt.wikipedia.org/wiki/Ax%C3%A9_%28g%C3%AAnero_musical% 29
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_sertaneja
Nenhum comentário:
Postar um comentário