Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de março de 2011

Un2ativ2.3 A- Planejando uma atividade com hipertexto

UNIDADE 2 - ATIVIDADE 2.3 A:

PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO

CURSISTA OU GRUPO: Tereza Cristina Bolzon

TURMA: 1007 – NTERJ10

TUTOR: Júnia Ramalho

DATA DA POSTAGEM: 29/09/2010

1- Título da Atividade

Diversidades culturais da dança

2- Tema

Atividades rítmicas e expressivas

3- Nome da escola em que será desenvolvida

CIEP Brizolão 372 – Paulo Leminsky

4- Público alvo

Ensino Fundamental final Regular (6º ano)

5- Contextualização

A dança está diretamente relacionada a cultura de um povo, através dela pretendo levar aos alunos a diversidade cultural do nosso país através da dança. Levar o aluno a refletir sobre: Para que serve a dança? Quais os objetivos da cada tipo de dança apresentado? Quais os ritmos musicais mais comuns em nosso país?

Debater com a turma a questão da dança como forma de expressão cultural de um povo.

A aula estará inserida no Projeto “A cultura brasileira” que envolverá diversas outras disciplinas.

6- Objetivos

Identificar as danças pertencentes a cultura brasileira e vivenciá-las através da prática como meio de expressão corporal.

7- Metodologia (desenvolvimento)

Atividade 1 – Detectando os objetivos da dança

Exibir vídeos de diferentes tipos de dança: religiosas, indígenas e festivas, como forma de exprimir através da dança sentimentos e desejos.

Questionar aos alunos: Para que serve a dança?

Debater com a turma os objetivos da dança nos vídeos:

a- a dança indígena para evocar a natureza (dança da chuva, do Sol, ...)

b- a dança religiosa (para agradar e evocar os deuses)

c- as danças festivas (como manifestação de alegria).

Vídeos:

Danças indígenas:

http://www.youtube.com/watch?v=grw5eMQGz84

http://www.youtube.com/watch?v=fjvkltqA7HU&feature=fvw

Danças religiosas:

http://www.youtube.com/watch?v=vyWDY_ey_K4

Danças festivas:

http://www.youtube.com/watch?v=LJFafr_rLFxc

Atividade 2 – Identificando os ritmos nacionais

Os alunos ouvirão, aleatoriamente, sons de diversos ritmos musicais nacionais como forró, samba, frevo, axé, sertanejo e quadrilha, e ritmos estrangeiros como country, rap, tango e salsa, identificando-os.

Deixar que os alunos dancem livremente. Ao final de cada música a turma deverá dizer se ritmo/música é comum em nosso país.

Atividade 3 – Reconhecendo os ritmos nacionais

Relatar através de um breve histórico de cada ritmo brasileiro citado na atividade anterior, o que estes exprimem, debatendo com a turma a questão da dança como forma de expressão da cultura de um povo.

Históricos:

http://www.suapesquisa.com/musicacultura/forro.htm

http://www.suapesquisa.com/samba/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo http://pt.wikipedia.org/wiki/Ax%C3%A9_%28g%C3%AAneromusical%29

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_sertaneja

Atividade 4 – Vivenciando danças nacionais

Vivenciar as danças relacionadas anteriormente, relacionando os movimentos marcantes com seu histórico.

Sugestões:

Forró – “festa bagunça”: dança com movimentação marcante dos pés que são arrastados pelo chão.

Samba-carnaval - quebrado intenso de quadris sincronizado com a movimentação dos pés, herança da contribuição da cultura africana.

Frevo – mistura de dança e capoeira; ritmo acelerado pernambucano, com movimentação forte trazida pela simulação de golpes da capoeira.

Axé – saudação, alegria: grande movimentação dos braços, que são jogados para o alto, simulando uma saudaçãoo jogados para o alto, simulando uma saudaçbucano, com mado com a movimentç as atividades.do com a turma a quest

Tecnologias e mídias utilizadas

Aparelho de som, CD, TV, DVD e computador (internet).

8- Tempo

3 aulas de 50 minutos.

10- Conhecimentos prévios necessários

Relação entre ritmo e movimento e, dança e cultura.

11-Avaliação

Através de sorteio, cada aluno deverá dançar um ritmo nacional, não divulgado, para que a turma adivinhe que ritmo é. Dessa forma todos terão oportunidade de dançar e demonstrar seus conhecimentos adquiridos durante as atividades.

12-Socialização da produção

Na culminância do Projeto a turma deverá fazer duas apresentações de dança;

De dois dos ritmos vivenciados durante as atividades.

13-Referências

http://portaldoprofessor.mec.gov.br (Sites de busca, Cultura, Portais do MEC, TV escola)

http://www.youtube.com/watch?v=grw5eMQGz84

http://www.youtube.com/watch?v=fjvkltqA7HU&feature=fvw

http://www.youtube.com/watch?v=vyWDY_ey_K4

http://www.youtube.com/watch?v=LJFafr_rLFxc

http://www.suapesquisa.com/musicacultura/forro.htm

http://www.suapesquisa.com/samba/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo http://pt.wikipedia.org/wiki/Ax%C3%A9_%28g%C3%AAnero_musical% 29

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_sertaneja

Nenhum comentário:

Postar um comentário