UNIDADE 3 - ATIVIDADE 3.3:
PLANEJANDO UMA ATIVIDADE USANDO MÍDIAS DIGITAIS
CURSISTA OU GRUPO: Tereza Cristina Bolzon
TURMA: 1007 – NTERJ10
TUTOR: Júnia Ramalho
DATA DA POSTAGEM: 23/11/2010
1- Título da Atividade
Atividade física e qualidade de vida
2- Tema
Vida legal
3- Nome da escola em que será desenvolvida
CIEP Brizolão 372 – Paulo Leminsky
4- Público alvo
Ensino fundamental final – 7ª série
5- Contextualização
Uma vida legal inclui uma vida saudável, com qualidade.
Para que tenhamos qualidade de vida devemos levar em consideração fatores como saúde, educação, bem estar físico, psicológico, emocional e mental.
A prática de esporte, de atividade física, melhora a nossa qualidade de vida, aliada a uma boa alimentação e a vários outros fatores já citados acima. A importância do tema justifica minha escolha.
A problematização será feita a partir dos seguintes questionamentos:
1- O que é qualidade de vida?
2- O que fazer para ter qualidade de vida?
3- Qual a relação entre atividade física e qualidade de vida?
Diante do tema proposto os alunos deverão responder:
1- A atividade física pode contribuir para amenizar o estresse?
2- A prática desportiva pode melhorar a qualidade de vida?
3- De que forma a prática de atividade física nos beneficia?
6- Objetivos de aprendizagem
* Ter consciência do conceito de qualidade de vida;
* Identificar os benefícios da prática de atividade física a nível corporal;
* Descrever a relação entre atividade física, alimenteção e qualidade de vida.
7- Componentes curriculares
Atividade física e os benefícios da prática; alimentação saudável; bons hábitos de vida.
8- Metodologia (atividades, estratégias e recursos da aula)
PROBLEMATIZAÇÃO
O que posso fazer para ter qualidade de vida?
O que é qualidade de vida?
Imagem: http://www.hploco.com/joaoalexandre/images/866942.jpg
INSTRUMENTALIZAÇÃO
Vida legal [Esporte na escola]
PORTAL DO PROFESSOR.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18474/vida_legal_esporte_escola.wmv
ROTEIRO DE DISCUSSÃO:
1. Como o esporte pode contribuir para amenizar problemas dos dias atuais como o estresse?
2. A prática de esportes pode ser vista como um meio para se melhorar a qualidade de vida?
3. O que realmente a prática esportiva nos oferece?
Qualidade de vida é mais que ter boa saúde mental e física. É estar bem consigo mesmo e com os outros, estar em equilíbrio com tudo e com todos.
Para que possamos chegar a este equilíbrio devemos observar vários os acontecimentos ao nosso redor e tomar alguns cuidados para um bom desempenho em nossa vida: ter hábitos saudáveis, cuidados com o corpo, atenção para a qualidade de nossos relacionamentos, equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, tempo para prática de atividade física e lazer, entre outras coisas.
Imagem: http://www.quintalvirtual.blog.br/wp-content/uploads/2008/12/qual_vida-300x254.jpg
Atividade
1. Pedir par que os alunos realizem pesquisa sobre atividade física como forma de melhorar a qualidade de vida.
2. Em seguida vamos elaborar uma lista com várias atividades físicas e os benefícios que trazem ao nosso organismo.
Atividade física aliada a uma alimentação saudável e bons hábitos de vida nos trarão melhor qualidade de vida.
Imagem: http://www .ramfit.com.br/blog/wp -content/uploads/2008/ 04/piramidealimentar.j pg
Atividade
Oriente seus alunos para que em grupos realizem pesquisa sobre o número de porções de cada grupo de alimentos que devemos consumir diariamente.
Peça para que realizem as anotações necessárias no caderno para ser utilizada num segundo momento.
Agora que já sabemos que a prática de atividade física e uma alimentação saudável também ajudam no desenvolvimento da qualidade de vida apresente aos alunos as imagens a seguir:
Imagem: http://www.cluberegatas.com.br/UserFiles/Image/20051110917310.esportes.jpg
Imagem:http://images.acclaimimages.com/_gallery/_SM/0269-0606-2114-2950_SM.jpg
CATARSE
Atividade física e alimentação saudável são grandes aliadas da qualidade de vida, quando nos alimentamos corretamente temos mais disposição para realizarmos nossas atividades de rotina além de apresentar mais ânimo para praticarmos alguma modalidade esportiva.
Vamos ocupar nosso tempo ocioso com coisas produtivas e que trazem benefícios para nossa saúde.
PRÁTICA SOCIAL FINAL
Vamos utilizar as pesquisas realizadas anteriormente pelos alunos em grupos de três ou quatro integrantes realizem a confecção de um caderno onde deverá conter:
- Desenho representando a qualidade de vida através da prática de atividade física e alimentação saudável.
- Tabela sobre os benefícios da atividade física para nossa qualidade de vida.
- Cardápio semanal das principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) dentro dos grupos e quantidades de porções estabelecidas na pirâmide alimentar.
O caderno poderá ser disponibilizado na biblioteca da escola para que todos tenham acesso ao trabalho realizado pelos alunos.
Recursos Educacionais
Nome | Tipo |
Vida legal [Esporte na escola] | Vídeo |
Recursos Complementares
Texto: http://sitededicas.uol.com.br/teste_quavida.htm
9-Tecnologias utilizadas
Recursos: computadores no Laboratório de Informática.
10-Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
11-Conhecimentos prévios necessários
Conceito de atividade física e benefícios da prática.
12-Avaliação
Através da participação nos debates; do resultado das pesquisas e da confecção de materiais.
13-Socialização da produção
Através da exposição do material confeccionado para os demais alunos da escola.
14-Referências
http://www.hploco.com/joaoalexandre/images/866942.jpg
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18474/vida_legal_esporte_escola.wmv
http://www.quintalvirtual.blog.br/wp-content/uploads/2008/12/qual_vida-300x254.jpg
http://www .ramfit.com.br/blog/wp -content/uploads/2008/ 04/piramidealimentar.j pg
http://www.cluberegatas.com.br/UserFiles/Image/20051110917310.esportes.jpg
http://images.acclaimimages.com/_gallery/_SM/0269-0606-2114-2950_SM.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário