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segunda-feira, 14 de março de 2011

Un4ativ4.2 - Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

UNIDADE 4 - ATIVIDADE 4.2:

CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

CURSISTA: Tereza Cristina Bolzon

TURMA: 1007 – NTERJ10

TUTOR: Júnia Ramalho

DATA DA POSTAGEM: 07/12/2010

O currículo é um instrumento norteador do processo ensino-aprendizagem. Um conjunto de conteúdos a serem trabalhados; o plano de estudos; elenco e sequência de matérias propostas.

Segundo Ribeiro (1989), currículo é o “plano estruturado de ensino-aprendizagem, incluindo objetivos e resultados de aprendizagem a alcançar, matérias ou conteúdos a ensinar, processos ou experiências de aprendizagem a promover”.

Segundo o artigo, o integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula; porém para que essas mudanças se concretizem precisamos estar cientes do que almejamos desenvolver a nível curricular e termos objetivos claros, específicos. Nesse aspecto Costa, 2005, relata que “a questão determinante não é a tecnologia, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia”.

Dessa forma, a palavra chave é a integração entre tecnologias e currículo que visa a transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, para formação de cidadãos e construir conhecimentos necessários para enfrentar situações desafiadoras.

Para a perfeita integração das tecnologias ao currículo no trabalho com projetos, devemos enfatizar a produção colaborativa de conhecimentos, aliando o uso da tecnologia ao desenvolvimento do currículo.

Para o desenvolvimento de projetos no âmbito curricular, “transformamos uma situação problemática em uma situação desejada a partir de um conjunto de ações que ele antevê como necessárias”, enfatiza Almeida (2002,p.50).

Daí concluir que o currículo e as tecnologias integradas transformam o processo ensino-aprendizagem. Mas para que essa integração e transformação se dê de forma satisfatória e resulte na transformação do processo e do resultado final, não podemos esquecer que o professor como gestor desse processo deve, também, estar integrado às tecnologias para ser o motivador e norteador de tal processo, levando o aluno a uma aprendizagem ativa, construtora de conhecimentos e formadora de cidadãos aptos a enfrentar desafios.

Referências:

http://educar.no.sapo.pt/curriculo.htm

http://www.boaaula.com.br/iolanda/disciplinas/curriculo/defcurriculo.html

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