UNIDADE 4 - ATIVIDADE 4.2:
CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO
CURSISTA: Tereza Cristina Bolzon
TURMA: 1007 – NTERJ10
TUTOR: Júnia Ramalho
DATA DA POSTAGEM: 07/12/2010
O currículo é um instrumento norteador do processo ensino-aprendizagem. Um conjunto de conteúdos a serem trabalhados; o plano de estudos; elenco e sequência de matérias propostas.
Segundo Ribeiro (1989), currículo é o “plano estruturado de ensino-aprendizagem, incluindo objetivos e resultados de aprendizagem a alcançar, matérias ou conteúdos a ensinar, processos ou experiências de aprendizagem a promover”.
Segundo o artigo, o integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula; porém para que essas mudanças se concretizem precisamos estar cientes do que almejamos desenvolver a nível curricular e termos objetivos claros, específicos. Nesse aspecto Costa, 2005, relata que “a questão determinante não é a tecnologia, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia”.
Dessa forma, a palavra chave é a integração entre tecnologias e currículo que visa a transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, para formação de cidadãos e construir conhecimentos necessários para enfrentar situações desafiadoras.
Para a perfeita integração das tecnologias ao currículo no trabalho com projetos, devemos enfatizar a produção colaborativa de conhecimentos, aliando o uso da tecnologia ao desenvolvimento do currículo.
Para o desenvolvimento de projetos no âmbito curricular, “transformamos uma situação problemática em uma situação desejada a partir de um conjunto de ações que ele antevê como necessárias”, enfatiza Almeida (2002,p.50).
Daí concluir que o currículo e as tecnologias integradas transformam o processo ensino-aprendizagem. Mas para que essa integração e transformação se dê de forma satisfatória e resulte na transformação do processo e do resultado final, não podemos esquecer que o professor como gestor desse processo deve, também, estar integrado às tecnologias para ser o motivador e norteador de tal processo, levando o aluno a uma aprendizagem ativa, construtora de conhecimentos e formadora de cidadãos aptos a enfrentar desafios.
Referências:
http://educar.no.sapo.pt/curriculo.htm
http://www.boaaula.com.br/iolanda/disciplinas/curriculo/defcurriculo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário