Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de março de 2011

Un2ativ2.5 B-Registro digital da experiência

UNIDADE 2 - ATIVIDADE 2.5 B:

REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA

CURSISTA: Tereza Cristina Bolzon

TURMA: 1007 – NTERJ10

TUTOR: Júnia Ramalho

DATA DA POSTAGEM:

I – Sobre a atividade:

1-Título da Atividade

Diversidades culturais da dança

1.1-Tema

Atividades rítmicas e expressivas

1.2- Nome da escola em que será desenvolvida

CIEP Brizolão 372 – Paulo Leminsky

1.3 - Público alvo

Ensino Fundamental final Regular (6º ano)

1.4 – Contextualização

A dança está diretamente relacionada a cultura de um povo, através dela pretendo levar aos alunos a diversidade cultural do nosso país através da dança. Levar o aluno a refletir sobre: Para que serve a dança? Quais os objetivos da cada tipo de dança apresentado? Quais os ritmos musicais mais comuns em nosso país?

Debater com a turma a questão da dança como forma de expressão cultural de um povo.

1.5 – Objetivos

Identificar as danças pertencentes a cultura brasileira e vivenciá-las através da prática como meio de expressão corporal.

1.6 - Metodologia (desenvolvimento)

Atividade 1 – Detectando os objetivos da dança

Exibir vídeos de diferentes tipos de dança: religiosas, indígenas e festivas, como forma de exprimir através da dança sentimentos e desejos.

Questionar aos alunos: Para que serve a dança?

Debater com a turma os objetivos da dança nos vídeos:

a- a dança indígena para evocar a natureza (dança da chuva, do Sol, ...)

b- a dança religiosa (para agradar e evocar os deuses)

c- as danças festivas (como manifestação de alegria).

Vídeos:

Danças indígenas:

http://www.youtube.com/watch?v=grw5eMQGz84

http://www.youtube.com/watch?v=fjvkltqA7HU&feature=fvw

Danças religiosas:

http://www.youtube.com/watch?v=vyWDY_ey_K4

Danças festivas:

http://www.youtube.com/watch?v=LJFafr_rLFxc

Atividade 2 – Identificando os ritmos nacionais

Os alunos ouvirão, aleatoriamente, sons de diversos ritmos musicais nacionais como forró, samba, frevo, axé, sertanejo e quadrilha, e ritmos estrangeiros como country, rap, tango e salsa, identificando-os.

Deixar que os alunos dancem livremente. Ao final de cada música a turma deverá dizer se ritmo/música é comum em nosso país.

Atividade 3 – Reconhecendo os ritmos nacionais

Relatar através de um breve histórico de cada ritmo brasileiro citado na atividade anterior, o que estes exprimem, debatendo com a turma a questão da dança como forma de expressão da cultura de um povo.

Históricos:

http://www.suapesquisa.com/musicacultura/forro.htm

http://www.suapesquisa.com/samba/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo http://pt.wikipedia.org/wiki/Ax%C3%A9_%28g%C3%AAneromusical%29

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_sertaneja

Atividade 4 – Vivenciando danças nacionais

Vivenciar as danças relacionadas anteriormente, relacionando os movimentos marcantes com seu histórico.

Sugestões:

Forró – “festa bagunça”: dança com movimentação marcante dos pés que são arrastados pelo chão.

Samba-carnaval - quebrado intenso de quadris sincronizado com a movimentação dos pés, herança da contribuição da cultura africana.

Frevo – mistura de dança e capoeira; ritmo acelerado pernambucano, com movimentação forte trazida pela simulação de golpes da capoeira.

Axé – saudação, alegria: grande movimentação dos braços, que são jogados para o alto, simulando uma saudaçãoo jogados para o alto, simulando uma saudaçbucano, com mado com a movimentç as atividades.do com a turma a quest

1.7 - Tecnologias e mídias utilizadas

Aparelho de som, CD, TV, DVD e computador (internet).

1.8 - Tempo

2 aulas de 50 minutos.

1.9 - Conhecimentos prévios necessários

Relação entre ritmo e movimento e, dança e cultura.

1.10- Avaliação

Através de sorteio, cada aluno deverá dançar um ritmo nacional, não divulgado, para que a turma adivinhe que ritmo é. Dessa forma todos terão oportunidade de dançar e demonstrar seus conhecimentos adquiridos durante as atividades.

1.11 - Socialização da produção

Na culminância do Projeto a turma deverá fazer duas apresentações de dança;

De dois dos ritmos vivenciados durante as atividades.

1.12- Referências

http://portaldoprofessor.mec.gov.br (Sites de busca, Cultura, Portais do MEC, TV escola)

http://www.youtube.com/watch?v=grw5eMQGz84

http://www.youtube.com/watch?v=fjvkltqA7HU&feature=fvw

http://www.youtube.com/watch?v=vyWDY_ey_K4

http://www.youtube.com/watch?v=LJFafr_rLFxc

http://www.suapesquisa.com/musicacultura/forro.htm

http://www.suapesquisa.com/samba/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo http://pt.wikipedia.org/wiki/Ax%C3%A9_%28g%C3%AAnero_musical% 29

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_sertaneja

II - Características da turma:

Turma com apenas 10 alunos, mas caracterizada como de bom aproveitamento, participativa, interessada e receptiva, que se mostrou colaborativa.

III - Descrição de como a atividade se desenvolveu

Depoimentos dos alunos:

O que acharam da atividade?

1- “Muito legal. Dancei muito.” – Jeovana Silva Parreiras (12 anos).

2-“Maneira. Aprendi sobre vários tipos de dança. Foi muito bom.” – Matheus Carlos da Silva (16 anos).

3-“Nunca tinha tido uma aula de Educação Física assim, foi show. Dancei forró e aprendi um pouco sobre o frevo. Gostei muito.” – Bianca Karem Salvador Pinto (13 anos).

O que aprenderam com a atividade?

1-“Aprendi que a dança serve para expressar a cultura do povo e que no nosso país tem muitas danças porque nossa cultura vem de vários povos.” – André Luís de Oliveira Braga ( 15 anos).

2-“Que a dança serve para mostrar nossa cultura. Aprendi sobre danças de outros lugares, outros países. Dancei axé e forró que eu gosto muito. Aprendi também a dança dos índios.” Andreza Azevedo Silva (13 anos).

3-“Aprendi que a dança não serve só pra movimentar o corpo. A dança dos índios é pra chamar a chuva; também tem a dança do Sol. Ouvi músicas de outros países que tem danças diferentes das nossas.” – Elsa Leontina Eugenia Gatti (17 anos).

4-“A aula ensinou que a dança expressa a cultura do povo. Dançando a gente mostra a tradição do nosso país, do povo. E tem uns ritmos que tem a ver com esporte que nem o frevo que é misturado com um pouco de capoeira.” – Jéssica Matos da Conceição (11 anos).

Depoimentos de professores:

“Achei a aula bastante interessante. Ela aborda um lado da dança que normalmente é esquecido pelos professores e faz relação direta entre dança e cultura; ritmo e movimento; correlacionados com a expressão corporal. Também aborda diferentes ritmos musicais levando os alunos a vivenciá-los.

Os alunos adoraram a aula, participaram intensamente, assimilaram os elementos culturais com facilidade e dançaram bastante. Aliás, foi a parte da aula que mais gostaram.” – Marilene Caetano de Moura (Prof. Doc II – Coordenadora de turno).

IV - Resultados obtidos:

Os alunos alcançaram plenamente os objetivos da aula.

Através da dança demonstraram os conhecimentos adquiridos, relacionando dança, cultura, movimento, ritmo e expressão corporal; o que determinou o alcance dos objetivos previstos.

A aula inesperadamente aproximou alunos, quebrando tabus, como por exemplo alunos do mesmo sexo dançando juntos por falta de parceiros do sexo oposto; revelou o lado religioso dos alunos e um grande interesse pelo desconhecido a nível cultural.

V - Conclusão

Apesar da aula ter sido muito boa, algumas coisas ficaram por fazer. Devido a dificuldades para fazer a aula acontecer e ao fato de seu tempo ter sido reduzido de 3 para 2 tempos de aulas e, da falta de colaboração e de tempo hábil não houve a possibilidade para registrar a mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário